Baré Connection

Seca Amazônica

A Amazônia vive duas realidades todos os anos: a seca e a cheia. Mas esse ano a seca está muito mais severa do que o habitual, gerando graves consequências para os povos da floresta, que estão impossibilitados de receber viajantes no momento. Mas você pode ajudar a população local e seguir se conectando com os indígenas Baré, através de uma vivência online inédita.

An experience that is:

Immersive

Immerse yourself (virtually) in an Amazonian village, of the Baré indigenous group, and experience the day-to-day life of the forest people.

Interactive

Interact, in real time, with those who were born and raised in the Amazon, listen to their stories, ask questions, and learn more about an inspiring culture and lifestyle

Online

Through a videoconferencing platform and an internet connection, join us at this live travel experience.

How it works:

A Conexão Baré é uma vivência online co-criada com indígenas da etnia Baré que leva participantes de vários lugares para a aldeia, através de uma videochamada.

Ao se conectar com a comunidade, você pode conhecer a cultura e o modo de vida amazônico, entrando em contato com diferentes pessoas e espaços da aldeia, imergindo na ancestralidade e no grafismo indígena, na culinária local, nas artes e na história do povo Baré.

A Conexão Baré acontece em tempo real, permitindo que participantes façam perguntas e tirem suas dúvidas. Além disso, você começa a entrar em contato com a cultura originária dias antes da vivência, com nossa imersão cultural repleta de materiais informativos.

Seca Amazônica

O verão amazônico, que acontece de julho a novembro, é um período onde há uma redução do volume das chuvas e do nível de água nos rios. Neste ano, o estado do Amazonas vem enfrentando recordes de temperatura e escassez de água.

Essa é a maior seca na Amazônia em 43 anos e estima-se que 112 mil pescadores foram afetados. Comunidades estão isoladas, milhares de peixes já morreram e, inclusive, espécies ameaçadas, como os botos-cor-de-rosa e tucuxis.

Suspensão das viagens

Seguindo orientações da comunidade, a Braziliando suspendeu as viagens presenciais para a aldeia por tempo indeterminado. O turismo é uma importante fonte de renda, que além de remunerar condutores e anfitriões, também beneficia outros produtores e toda comunidade, através do caixa comunitário.

Isolamento

O baixíssimo nível da água no rio dificulta o transporte fluvial. A travessia se tornou muito mais longa, cansativa e custosa. A lama também atrapalha quem precisa realizar esse trajeto. 

Interrupção da venda do artesanato

A seca também obrigou artesãs a interromperem a produção de biojóias e trançados, pela dificuldade de coleta da matéria-prima. Além disso, o transporte das peças para Manaus está mais difícil.   

Cotidiano

As aulas presenciais tiveram que ser suspensas e o dia a dia na comunidade mudou. Mesmo os moradores já estando acostumados com o período de seca, nesse ano os desafios se intensificaram e estão exigindo novas adaptações e muita resiliência.

Possibilidades de Atividades

Chegada

Our hosts welcome virtual travelers to the village's community space. A welcome full of information and history. And affection 🙂

Ancestralidade

During the experience, you can learn about indigenous spirituality, take part in a blessing ritual with the shaman and learn about the medicinal use of Amazonian plants.

Escola indígena

As aulas presenciais precisaram ser suspensas, já que professores de Manaus e crianças de outras comunidades não estavam conseguindo chegar na aldeia. Além dos impactos da seca, que tal conhecer mais sobre uma escola indígena?

Grafismo

Bring the energy of the village into your home by learning about the art of graphics and their meanings.

Artesanato

Aprenda sobre o modo de produção das peças de madeira, das biojóias com sementes e toda a diversidade de peças feitas com recursos da floresta e veja como o isolamento vem impactando na venda do artesanato Baré.

Biodiversidade 

Do you know Amazonian turtles? On this virtual tour you'll learn a little more about these shelled animals and their importance in the Amazon.

Culinária

Descubra como a seca e a cheia afetam na alimentação dos Baré e confira o preparo de um prato típico. 

E muito mais!

Every trip is unique! Just like the climate in the Amazon, the experience is subject to change. All activities are possibilities and may vary with each experience.

Why did we create it?

A Conexão Baré é vencedora de premiações nacionais e internacionais do turismo responsável, como o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade and the Prêmio de Turismo Responsável WTM Latin America. O objetivo da vivência é mostrar o ponto de vista da comunidade, sua cultura e seus saberes, gerando renda e oportunidades. 

Nesse caminho percebemos que a experiência é um caminho para um turismo mais inclusivo e sustentável, uma vez que, por ser online, não tem as emissões de gases do efeito estufa das viagens presenciais e permite a participação de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.

Why participate?

Detalhes da vivência

Dates

Ainda não há uma data prevista para realização da vivência, mas, caso deseje participar, entre em contato com a gente

Prices

Participando da vivência online você valoriza a cultura tradicional e apoia a comunidade indígena através da geração de renda e oportunidades. 

  • Valor Sugerido: R$ 150,00
  • Valor Solidário: R$225,00
  • Não pode participar da vivência? Faça sua contribuição voluntária, definindo você um valor para apoiar a comunidade.
Important information
  • A sua inscrição será confirmada, por e-mail, somente após o preenchimento completo do formulário and realização do pagamento.
  • Envie o comprovante de pagamento para o e-mail: discover@braziliando.com

Testimonials

“Foi uma experiência surpreendente e muito linda. Me emocionou o cuidado, o respeito e carinho da Braziliando com os comunitários. […] foi uma troca muito interessante.. ao mesmo tempo em que eu expando meus limites culturais, também contribuo para a manutenção da qualidade de vida deles.”

Mariah Theme​

Virtual Traveler

"It was a wonderful experience. Being able to be close (even virtually) to this community and learn a little more about their lifestyle, customs, culture, art and projects was great. The experience is authentic, responsible and very well organized. [...] I felt like I was traveling without leaving home."

Camila Barp​

Virtual Traveler

Apoie os povos da Amazônia nesse momento desafiador!

Preencha o formulário abaixo e garanta sua vaga nessa vivência especial ou faça sua contribuição!

FAQ

No. Conexão Baré is an online experience, held via a videoconferencing platform.

No! Conexão Baré is a live experience and each edition is unique! 

Yes, you'll be able to talk directly to the community members and ask them your questions in a relaxed conversation full of exchanges.

No! It's an online travel experience packed with activities such as integration between travelers, meditation, a presentation of daily life in the Amazon and much more!

Sim, a Conexão Baré é uma forma segura e prática de pessoas em cadeira de rodas e com outras restrições de mobilidade conhecerem um pouco da realidade amazônica. Se você está nessa condição e não se sente bem de fazer uma viagem presencial, embarque com a gente na viagem online!

The activities change with each experience, but you can learn about indigenous graphics, talk about spirituality and medicinal plants, follow the preparation of a typical dish, be enchanted by local handicrafts and hear about caring for Amazonian biodiversity and much more!

The estimated time is 2h30/3h.

Because, just like a face-to-face trip, you need to prepare and find out about the destination. We do a cultural immersion a few days before the online experience. 

The focus of the Baré Conecction is immersion in the culture. To get in touch with the forest, embark on one of our in-person experiences. 

We haven't yet managed to fully adapt the experience for people with visual and hearing impairments, but we've already had participants of this profile who are helping us to make it more inclusive. If you're interested in embarking on the online journey and supporting us in this mission, get in touch: discover@braziliando.com